30 de mar. de 2012

Cidade, o que mesmo?


Para discutir algumas teorias do estudo da geografia nos dias atuais contemporâneo é necessario caracterizar alguns aspectos que caracterizam nosso mundo:
1° deles é o fato que o mundo é globalizado → eliminação de fronteiras entre vários países (em casos mais local até mesmo estados cidades) o que acaba afetando multiplos campos da atividade humana, como no caso camp da cultura, campo da economia, tecnológico entre outros,... o que acaba trazendo como consequência uma construção de espaço de relações integrada


 no Brasil tem aumentado uma produção no campo do ensino da geografia, uma das tarefas mais importantes nesse campo tem sido a reflexão sobre a importância da ciência geografica e sua importância no mundo atual e compreender a RAZÃO DE SER dessa área de  conhecimento na escola – suas bases, sua constituição histórica e o trabalho docente realizados na área.

Leitura da espacialidade contemporânea destacando referenciais conceituais  relevantes para a compreensão do espaço, ou conhecimento espacial.
Questões sobre o trabalho docente voltados para APRENDIZAGEM GEOGRAFICA.

O conceito de cidade

Esse é um conceito que embora não seja elementar do raciocinio geografico como os outros anteriores tem ganhado muita importancia NA EDUCAÇÃO GEOGRAFICA, porque?
Isso por ser de fundamental importancia para compreensão da ESPACIALIDADE CONTEMPORÂNEA, e por dá a possibilidade de trabalhar com conceitos geográficos básicos, como paisagem, lugar e territorio . pode até parecer exclusividade da geografia, quando se fala nestes elementos.
(É bom que os docentes atentem para esse detalha no momento de investigação e observação do material didatica da geografia – ser assunto complexo) Mais a compreensão do conceito de cidade pelos alunos requer tratamento interdiciplinar, requer a formação de um sistema amplo de conceitos, o desenvolvimento de uma serie de capacidades e habilidades.
Cidade estudada como paisagem -  destaque para Elementos configuradores da paisagem urbana: pessoas, habitantes, visitantes, turistas, edificios, casas, ruas equipamentos publicos, em torno desses objetos que o espaço e a vida urbana se organiza, essa é a forma da cidade -> conjuto composto p/ objetos, movimentos das pessoas, odores. O estudo desses aspectos pferece pistas para analise de outros elementos.

Cidade – pessoas – Vida Cotidiana – relacionar familiaridade, afetividade,  a identidade e a construção dadiferença, da diversidade da desigualdade.


Para que o essino da geografia contribua de fato para formação pelo aluno do conceito de cidade como uma ferrmenta para analise geografica do mundo não se deve estruturar o conteudo escolar por meio de um conjunto de conceitos c/ definições prontas, acontece que muitas veses o dicente “aprende” (acaba por apenas reproduzir verbalmente) essas definições que compões o conteudo didático




0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design por Noslined | Criação de Noslined - Maranhão | Grupo